PLAY AND LEARN AT HOME - 3º SEMANA

21 de maio de 2020

TERCEIRA SEMANA

 

1º DIA

Os brinquedos fazem parte da rotina da criança e eles podem ter um olhar ainda mais especial nesse momento que precisamos ficar em casa. Então, daremos continuidade ao PLAY AND LEARN AT HOME com atividades para se divertir e aprender brincando!

MOMENTO EM FAMÍLIA

MOVIE TIME

Continuamos com nosso programa PLAY AND LEARN AT HOME com mais uma sessão de Cinema em Casa. Afinal, assistir a um filme em família é um momento de acolhimento e diversão para todos. Por isso, preparem o ambiente e desfrutem da melhor forma possível, assistindo ao filme TOY STORY. Sugerimos que ele seja assistido em inglês! Ao final, é legal conversar sobre as percepções da criança. Que tal deixar esse momento ainda mais envolvente e produzir um vídeo caseiro? A criança pode apresentar seus próprios brinquedos, escolhendo e falando as características daqueles que ela mais gosta!

Anexamos, também, alguns desenhos com tema do filme para colorir (ANEXO).

 

ATIVIDADE DE EXPRESSÃO LIVRE

BALLOONS AND PAINT

A proposta desta atividade é realizar uma pintura utilizando balões cheios com tinta e um pequeno furo na extremidade. A criança vai apertando o balão e fazendo seu desenho, estimulando, dessa forma, a imaginação, a criatividade e o exercício da motricidade fina. Caso não tenha balões, podem ser utilizados sacos plásticos. Para que nossos pequenos artistas desenvolvam sua arte com maior liberdade, sugerimos que esse momento seja realizado no box do banheiro ou na área de serviço.

Material necessário:

– Papel;
– Bexigas ou sacos plásticos;
– Tinta.

 

 

ATIVIDADE DE MOVIMENTO

TARGET SHOOTING

Brinquedos também podem ser criados! A brincadeira TARGET SHOOTING consiste em arremessar a bola dentro de um recipiente. Para iniciar, disponibilize à criança papel de qualquer tipo (revista, jornal), para que ela possa amassar e fazer várias bolas. Em seguida, estabeleça um ponto e coloque o recipiente (cesto ou balde) e é só começar a arremessar as bolas dentro. Para crianças maiores, pode-se aumentar o desafio, suspendendo o cesto ou balde em alturas diferentes. Para finalizar, podem contar juntos quantas bolas acertaram. Esta brincadeira, além de divertida, exercita a força nos membros e o arremesso.

 

Material necessário:

– Papéis (jornal, revistas);
– Cesto ou balde.

 

ATIVIDADES DIRECIONADAS

HIDE AND SEEK

Nesta atividade, a criança terá que escolher alguns brinquedos. Após a seleção, eles serão escondidos pela casa para que a criança encontre-os. Ao final, terá que agrupar os brinquedos por cor ou tamanho. Já as crianças maiores poderão, ao final, registrar os brinquedos encontrados por meio de uma lista de palavras. Lembramos que é fundamental deixar a criança elaborar suas hipóteses de escrita.

 

 

 

2º DIA

A proposta de hoje é dar continuidade ao programa PLAY AND LEARN AT HOME explorando as partes do corpo de uma forma divertida e criativa.

MOMENTO EM FAMÍLIA

STORYTELLING

Sabendo que as crianças estão em processo de desenvolvimento e reconhecimento do próprio corpo, a história abaixo irá colaborar com o exercício da consciência corporal. Ela pode ser exibida e depois retomada com as crianças a partir de questionamentos sobre o que fazem e para quê servem seus olhos, nariz, dedos e outras partes do corpo.

EYES, NOSE, FINGERS, AND TOES by Judy Hindley

 

ATIVIDADE DE EXPRESSÃO LIVRE

BODY PAINT

Traçar o contorno de um corpo (da criança ou do adulto) em um papel (ou parede do banheiro) e permitir que a criança pinte e preencha o desenho de forma livre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE DE MOVIMENTO

BODY CONTOURING

Traçar e explorar o contorno do corpo da criança e do adulto utilizando blocos de montar (ou outro material semelhante).

 

ATIVIDADES DIRECIONADAS

NAIL PAINTING

Desenhar em papel ou papelão o contorno das mãos e unhas de um adulto. Em seguida, entregar um esmalte, ou tinta guache e pincel, e pedir para que a criança pinte as unhas dos moldes. Opcional: entregar cores diferentes de esmalte e propor sequências de cores para ela seguir. Exemplo: blue, pink, red.

Material necessário:

– Papel ou papelão;
– Esmalte ou tinta com pincel.

 

 

 

3º DIA

No dia de hoje, vamos dar continuidade à temática envolvendo as noções relacionadas ao corpo. Tem história, desafios e uma arte criativa para tornar esse dia mais divertido e dinâmico.

MOMENTO EM FAMÍLIA

STORYTELLING

Nosso momento em família se trata de uma contação de história que irá trabalhar as diferenças e particularidades de cada um. Ela pode ser exibida e depois retomada com as crianças a partir de questionamentos sobre o que nos torna únicos e quais as diferenças e semelhanças entre nós.

IT´S OK TO BE DIFFERENT by Todd Parr

 

ATIVIDADE DE EXPRESSÃO LIVRE

O desenho livre, além de ser um importante recurso para a livre expressão da criança e desenvolvimento da linguagem escrita, é sempre muito prazeroso e divertido. Que tal aumentar o desafio e propor que eles utilizem os pés para desenhar?

Caso não tenha papel grande à disposição, pode-se utilizar jornais, papelão e etc.

Material necessário:

– Papel na parede;
– Lápis, giz de cera, hidrocor.

 

 

ATIVIDADE DE MOVIMENTO

THE MIRROR GAME

O desafio é fazer movimentos com as mãos, como observado no vídeo (LINK), e/ou com corpo para que a criança imite. Em seguida, os papéis podem ser invertidos, a criança cria os movimentos e o parceiro da brincadeira imita.

       

 

ATIVIDADES DIRECIONADAS

CREATING FACES

A atividade consiste em procurar e recortar (ou rasgar) de revistas, partes que compõem o rosto e corpo e utiliza-las para criar um personagem por meio de colagem.

Se desejar, pode complementar utilizando pintura ou desenho. Para as crianças maiores, pode registrar os nomes das partes do rosto e do corpo fazendo uma lista de palavras, lembrando que é fundamental deixar a criança elaborar suas hipóteses de escrita.

Material necessário:

– Revistas;
– Tesoura (para os menores pode ser feita uma rasgadura);
– Cola;
– Caneta, hidrocor ou giz de cera;
– Papel.

 

 

 

4º DIA

Vamos seguir com a programação do PLAY AND LEARN AT HOME movimentando nosso corpo de uma forma bem divertida! Let’s do it!!!

MOMENTO EM FAMÍLIA

Dando continuidade ao programa LEARN AND PLAY AT HOME, a história de hoje irá colaborar com o exercício da consciência corporal. Ela pode ser exibida e depois retomada com as crianças a partir de questionamentos sobre o que elas podem fazer em comparação aos animais em cada página da história.

FROM HEAD TO TOES by Eric Carle

 

ATIVIDADE DE EXPRESSÃO LIVRE

MAKING FACES

Com massinha, botões, macarrão e objetos diversos, pode-se reproduzir os personagens da história, colegas de sala e familiares. Como será que ficará o resultado dessa produção?

 

ATIVIDADE DE MOVIMENTO

YOGA CHALLENGE

Para movimentar o corpinho, a criança e o adulto podem reproduzir as poses e movimentos que aparecem no livro (ANEXO).

 

ATIVIDADES DIRECIONADAS

LIGHTS, SHADOWS AND SHAPES

Que tal fazer um desafio utilizando luz e sombra? Utilizando a luz do sol ou uma lanterna, a criança pode traçar o contorno de objetos utilizando a sombra. Escolha o brinquedo favorito e mãos à obra!

         

Material necessário:

– Papel;
– Caneta/lápis;
– Bonecos, animais de brinquedo ou outros objetos;
– Uma lanterna (ou realizar a atividade em um local que tenha luz do sol).

 

 

 

5º DIA

Para dar continuidade à nossa diversão em casa, é importante lembrar que precisamos nos movimentar e aproveitar a energia que as crianças têm! Nessa sequência de atividades, vamos falar sobre esportes e mexer bastante o corpo!

MOMENTO EM FAMÍLIA

Para iniciar o dia, converse com a criança sobre a importância da prática de exercícios para o nosso corpo e de que formas podemos movimentá-lo. Mostre as imagens de esportes (ANEXO) e questione se eles sabem qual é e como é realizado.

JUST DANCE

Vamos mexer esse corpinho?! Dançar e cantar é prazeroso e um ótimo momento para compartilhar com a família, além de trabalhar o corpo e a mente! Prepare um espaço da casa para que possam realizar os movimentos de forma segura e divirtam – se.

Sugestões:
I like to move it
Five little monkeys
What does the fox say?

 

 

 

ATIVIDADE DE EXPRESSÃO LIVRE

Após ter gastado bastante energia, que tal relaxar o corpo realizando uma pintura com bolhas de sabão? Além de fazer desenhos diferentes e de forma divertida, ao realizar o sopro, também exercitamos a respiração. É bem simples! Misture a tinta e um pouco de detergente e despeje no potinho de bolha de sabão. Depois é só soprar direcionando as bolhas ao papel.

 

ATIVIDADE DE MOVIMENTO

FOOTBALL CIRCUIT

O circuito é uma opção divertida e fácil de fazer, apenas com fita é possível delimitar um espaço em que a criança, jogando bola, possa atender aos limites do circuito, compreendendo noções de espaço e do próprio corpo. Um forma de aumentar a diversão é fazer uma bola de meia para utilizar no desafio. Para as crianças maiores, uma alternativa desafiadora é aumentar os obstáculos, como curvas e espaços menores para passar.

 

 

 

 

 

ATIVIDADES DIRECIONADAS

MY FAVORITE SPORT

Todos nós temos um esporte que gostamos mais, então que tal retomar a conversa sobre esportes, explorando o seu esporte favorito e o esporte favorito da criança? Em um papel, ela poderá desenhar o seu esporte favorito. Para as crianças maiores, pode explorar as letras do esporte favorito e, além de escrever o nome (respeitando as hipóteses da criança), também poderão buscar palavras que iniciem com o mesmo som em revistas ou livros.

 

 

 

 

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *